NBC pode produzir mais uma temporada de Friends
Quarta, 24 de julho de 2002, 10h48
   O presidente da NBC Entertainment, Jeff Zucker, deixou em aberto a possibilidade de Friends continuar no ar depois de sua próxima temporada. Os produtores do programa insistem em dizer, porém, que esta será nona e última temporada do seriado mais popular da televisão norte-americana.
   Os comentários dos três produtores executivos responsáveis pelo seriado cômico parecem ter jogado um balde de água fria sobre as especulações de que Friends poderia continuar no ar mesmo depois da temporada de 2002-2003, que começa em setembro e termina em maio.
   "Estamos abordando esta temporada como sendo a última e planejando os episódios em função disso", disse Kevin Bright durante uma sessão de perguntas e respostas com jornalistas reunidos na NBC.
   "Sentimos que chegamos a isso, em termos criativos", acrescentou Marta Kauffman, uma das criadoras do programa. "Não que nós não pudéssemos criar mais uma temporada se essa hipótese estivesse à nossa frente. Mas o sentimento é de que as coisas estão chegando a um fim de ciclo, que o tempo está passando para nossos personagens. Não queremos ficar mais tempo do que devemos no ar".
   O parceiro dela, David Crane, desmentiu a possibilidade de a próxima temporada servir para avaliar se Friends deve continuar por mais um ano.
"Acho que não se pode usar uma temporada para fazer essa avaliação", disse Crane. "Se esta não fosse a última temporada deles, teríamos que saber desde agora, já que tudo está sendo planejado nesse sentido".
   
       Salário Milionário
   Em fevereiro, quando foi fechado o contrato para a nona temporada do programa - que, segundo fontes, vai pagar a cada um dos seis integrantes de Friends US$ 1 milhão por episódio -, a NBC e a Warner Bros. Television, produtora do seriado, disseram que a temporada de 2002-2003 seria a última.
   Muitos afirmavam que a comédia sobre os seis amigos solteiros de Manhattan já passara do pico.
   Mas, com uma trama bem recebida que culminou com Rachel dando à luz uma filha de Ross, Friends teve um de seus melhores anos e foi o seriado mais visto no horário nobre na temporada passada.
   Tudo isso fomentou novas perguntas quanto ao futuro do programa e Jeff Zucker alimentou as especulações com alguns comentários que fez à imprensa.
   "Com toda franqueza, eu diria que esta será provavelmente a última temporada de Friends", disse o presidente da rede, quando indagado sobre o assunto. "Eu ficaria surpreso se não for. Mas eu ainda não pregaria 100% dos pregos no caixão do seriado".
   Zucker disse aos jornalistas que vai discutir a questão com os produtores em um futuro próximo. Enquanto isso, afirmou, a NBC está procurando o próximo grande seriado cômico que possa ancorar as noites de quinta-feira da emissora.
   Ele insistiu que a NBC vai conseguir se virar sem Friends quando esse momento chegar, mas disse que nada jamais vai conseguir substituir o seriado. "Não há dúvida de que, quando Friends deixar nossa programação, deixará um enorme vazio", comentou.
   Enquanto isso, os produtores executivos do programa estão pensando em como encerrar um dos seriados mais bem sucedidos da história da TV.
   "Ainda não sabemos como vai terminar", disse David Crane. Ele explicou que, mesmo sem imaginar um final totalmente perfeito, os roteiristas querem encerrar o seriado com os seis personagens principais - Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebe - felizes, num clima alto astral.